O Tribunal de Contas do Município (TCM) enviará ofícios à Prefeitura de São Paulo e às concessionárias responsáveis pelos serviços de cemitérios para que adotem medidas que garantam a segurança e higiene aos visitantes no Dia dos Pais.
A decisão foi tomada na sessão plenária desta quarta-feira (23) e, de acordo com conselheiros, motivada “por graves falhas” em fiscalizações conduzidas pela corte.
O tribunal destaca ineficiência nas exumações, obras mal executadas em quadras de sepultamentos antigos, falhas persistentes na limpeza e manutenção.
O órgão também diz que constatou cobranças de sepultamento acima dos valores permitidos, desrespeito às regras de gratuidade e falhas no controle da política tarifária por parte da prefeitura.
Desde março de 2023, as empresas Consolare, Cortel, Grupo Maya e Velar administram os 22 cemitérios de São Paulo, além do crematório da Vila Alpina.
A concessão vem sendo fiscalizada pelo TCM e virou dor de cabeça para o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Fonte: Folha de São Paulo