O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, disse que aceitaria convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma conversa, que deve acontecer nos próximos dias.
“O presidente da República me chamando eu tenho que ir. Se ele faz uma deferência dessa, não tenho como não atender, diz ele, que ressalta que o convite ainda não ocorreu.
“Qualquer pessoa de bom senso quer o melhor para o país. Se o presidente quer falar de Brasil, não posso deixar de ir, nem de ter a oportunidade de dizer para ele a minha visão da situação atual”, acrescentou.
Nas últimas semanas, Lula tem se reunido com dirigentes de partidos que participam do governo, para pedir apoio a projetos no Congresso e fazer sondagens sobre possível aliança em 2026.
Ele já se encontrou com os ministros do próprio União –Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Celso Sabino (Turismo) e Frederico Siqueira (Comunicações)–, mas sem Rueda que estava de férias.
Lula também já se reuniu com representantes de PSB, MDB e PSD e deve receber ainda o Republicanos.
Rueda tem dado declarações críticas ao governo e não esconde a defesa de que os cargos que possui na gestão federal sejam entregues em breve.
Se eventual conversa for confirmada, ele deve repetir a Lula que o partido seguirá defenderá projetos com os quais concordar, mas que apoio formal para sua reeleição é improvável, até porque o União Brasil tem como pré-candidato a presidente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Além disso, o partido está em vias de concluir uma federação com o PP, que tem postura parecida.
A federação deve der formalizada pelas duas legendas em evento no próximo dia 19.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de São Paulo