O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), assinou decreto de desapropriação do Clube Banespa em Santo Amaro, na zona sul. A medida deverá ser publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (29).
Nunes tem planos de construir um parque e um complexo esportivo, além de uma unidade do Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista), na área de 61 mil metros quadrados.
A Câmara Municipal já havia aprovado, em julho de 2024, a criação de dois novos parques, sendo um na área do Clube Banespa e o outro no Bixiga.
O terreno, cujo valor estimado é de quase R$ 1 bilhão, é alvo de litígio entre o banco Santander e a associação que administra o Esporte Clube Banespa.
Na Justiça, o Santander tenta a reintegração de posse do espaço por meio do rompimento de um contrato de comodato —empréstimo gratuito—, que deveria vigorar até 2030. Segundo a instituição finaneira, houve desrespeito de algumas condições, como a manutenção adequada.
Já o clube diz haver uma tentativa de extingui-lo visando a exploração imobiliária do terreno.
O centro esportivo foi fundado por funcionários do extinto Banco do Estado de São Paulo (Banespa) em 1930.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Fonte: Folha de São Paulo