Apesar de cumprir agenda em São Paulo nesta sexta-feira (25), o presidente Lula (PT) não deverá comparecer ao ato de entidades da sociedade civil em defesa da soberania nacional na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, após as sanções do governo Donald Trump. Ele participará de evento em Osasco, na região metropolitana.
Os próprios organizadores do evento preferem que Lula não compareça, como forma de evitar não perder o caráter de manifestação da sociedade civil.
Diversas entidades já confirmaram presença, entre elas OAB-SP, Instituto Vladimir Herzog, Comissão Arns, ABI, UNE, SBPC, Prerrogativas e centrais sindicais.
O manifesto é inspirado no ato de defesa da democracia que ocorreu no local em agosto de 2022, quando a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) era vista como uma ameaça de ruptura institucional. Na ocasião, o pátio da faculdade ficou lotado, e houve concentração de pessoas em frente ao prédio, na parte externa.
A ideia não é individualizar as críticas em Trump. Como mostrou o Painel, o manifesto que será lido no evento denuncia a interferência nas instituições brasileiras, mas sem citar o presidente americano.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Fonte: Folha de São Paulo