PUBLICIDADE

Lula almoça com Republicanos em busca de diálogo para 2026 – 19/08/2025 – Brasília Hoje


O presidente Lula (PT) almoçou nesta terça-feira (19) com a cúpula do Republicanos, em mais um encontro com lideranças de partidos que integram a base aliada do petista, mirando uma aproximação com essas legendas em 2026.

O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília, e contou com a participação do presidente da sigla, Marcos Pereira (SP), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o líder da legenda na Casa, Gilberto Abramo (MG), e o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), deputado federal licenciado pelo Republicanos em Pernambuco. A ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) também acompanhou a agenda.

Nas últimas semanas, Lula recebeu lideranças do PSD, do MDB e do União Brasil, em busca de aproximar o diálogo com esses partidos.

O encontro desta terça foi descrito como positivo por integrantes do governo e políticos do partido. Segundo relatos, o presidente da República agradeceu o apoio da bancada do Republicanos em votações de interesse do Palácio do Planalto e disse que quer cada vez mais ampliar o diálogo com a sigla. Um aliado de Lula afirmou que o almoço foi marcado por uma conversa franca e colaborativa.

Sobre 2026, o petista teria afirmado que entende e respeita a posição do Republicanos caso a sigla decida lançar um candidato ao pleito, citando nominalmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é filiado à legenda e considerado o candidato preferido do centrão para enfrentar Lula na eleição.

Segundo relatos, o petista também disse que é legítimo que o partido tenha uma candidatura própria e indicou que irá chamar a sigla para “falar sobre 2026 em 2026”, quando haverá definições sobre o cenário eleitoral.

Marcos Pereira teria dito que não tem como afirmar se Tarcísio será candidato à Presidência ou não, já que essa é uma decisão que cabe ao governador de São Paulo. Ainda sobre 2026, o presidente do Republicanos também teria dito que entende que as questões políticas regionais são tratadas de forma diferenciada da nacional, já que existe filiados que historicamente apoiam Lula.

Um caso, por exemplo, é o de Silvio Costa Filho, que tentará uma vaga ao Senado em 2026 e deverá integrar o palanque de Lula em Pernambuco.

Além disso, o presidente da República teria pedido empenho dos políticos para pautas consideradas prioritárias, como a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Segurança Pública e o projeto que dá isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5 mil. Ainda segundo relatos, Lula afirmou que está à disposição para construir a aprovação dessas matérias de forma conjunta com o Congresso.

Motta teria afirmado que quer ajudar o país com a aprovação de pautas importantes e que espera que este semestre seja propositivo na Câmara. Um auxiliar do petista afirmou que a relação de Lula com o presidente da Câmara, que estava abalada após a derrubada de decreto do governo sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), agora aponta para uma estabilização.

Esse é o segundo encontro entre Lula e Motta no Alvorada nos últimos dias. O petista esteve com o deputado no Alvorada e também o convidou para participar de cerimônia de divulgação do plano de amparo a empresas afetadas pela sobretaxa de 50% a produtos brasileiros imposta pelos Estados Unidos no Palácio do Planalto. Além disso, nos últimos dias, Motta também se reuniu diversas vezes com Gleisi e conversou ao telefone com outros ministros do governo, como Fernando Haddad (Fazenda).


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais