PUBLICIDADE

Irmão de Lula: função política em sindicato alvo da PF – 24/04/2025 – Painel


Irmão mais velho do presidente Lula, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, deve seguir como vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) na próxima gestão da entidade, após eleição marcada para agosto.

Ele ocupa o posto desde o ano passado, mas na prática é uma espécie de assessor político da entidade.

O sindicato foi incluído pela Polícia Federal na lista de investigados por supostas fraudes em descontos de benefícios previdenciários.

Sindicalista experiente, com décadas de atuação na área, Frei Chico foi convidado para a função pelo presidente da entidade de defesa dos aposentados, Milton Cavalo, que assumiu a o comando do sindicato há dois anos. Cavalo cumpre um mandato tampão após a morte de seu antecessor, João Inocentini.

Antes, o irmão de Lula era diretor do sindicato, responsável por acompanhar processos de anistia de associados perseguidos pelo regime militar.

“Ele [Frei Chico] está no sindicato desde 2008, conhece bem o trabalho, por isso eu o convidei. Não tem nada a ver com o fato de ser irmão do presidente. Estão tentando transformá-lo em bode expiatório”, diz o atual presidente do sindicato.

Segundo ele, até o momento o sindicato não recebeu nenhuma notificação da PF sobre as suspeitas. “Ficamos sabendo de tudo pela imprensa”, diz.

Cavalo afirma estar tranquilo com relação às investigações. “Todos os pedidos de desconto em folha têm de ter ficha preenchida e assinada, com cópia de RG e CPF. A pessoa precisa ter a consciência de que está se associando ao sindicato. Pedimos gravação de voz e foto da pessoa segurando crachá e dizendo que seu ato é voluntário”, declara.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais