Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira criticou a imposição de sanções por parte do governo Donald Trump a Alexandre de Moraes e afirmou que as instituições deveriam se unir para proteger as prerrogativas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
“O Brasil precisa seguir firme defendendo a sua soberania, defendendo as suas instituições. O ministro Alexandre Moraes teve um papel central na defesa da Constituição, na defesa da nossa democracia e em hipótese alguma pode ter a sua prerrogativa enquanto magistrado, enquanto ministro do Supremo ameaçada por quem quer que seja, muito menos por alguém, por uma nação estrangeira”, afirma.
“Então é muito importante que as instituições se unam novamente, como se uniram para proteger a democracia, agora para proteger a nossa soberania, para proteger as suas prerrogativas”, complementa.
Marivaldo também critica o tarifaço de Trump; “Tudo tem que ser pautado pelo diálogo e por aquilo que vai ser melhor para cada um dos países. Em hipótese alguma o debate sobre tarifas pode ter como pressuposto a interferência no funcionamento das instituições internas de cada nação”, afirma.
“Isso atenta contra a soberania de cada país e não pode ser admitido num estado democrático de direito e num mundo em que as nações pautam os seus diálogos pela diplomacia”, acrescentou.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de São Paulo