PUBLICIDADE

Deputada Marina Helou critica suspeitas de fraude na Rede – 15/04/2025 – Painel


Dois dias após o resultado do congresso da Rede Sustentabilidade que manteve o grupo de Heloísa Helena no comando do partido, a deputada estadual Marina Helou (SP) criticou as suspeitas de fraude no processo e disse que, se continuar nessa toada, a legenda não tem futuro.

As conferências que precederam o congresso foram marcadas por contestações judiciais de aliados da ministra Marina Silva (Meio Ambiente). A chapa de Paulo Lamac, apoiada por Heloísa, venceu a disputa por 73,50% a 26,5% contra a chapa de Giovanni Mockus, que tinha o respaldo da ministra.

Marina Helou descreve o atual momento do partido como crítico e afirmou que houve muitos casos que “infelizmente demonstram um processo que não foi idôneo”. “O problema é lidar com fraudes e injustiças que foram cometidas por uma maioria que deturpa os critérios e os valores do partido”, disse.

Ela cita questionamentos em estados como Bahia, Roraima, Amazonas e Piauí, entre outros. Para ela, uma reconciliação interna no partido passa por retomar princípios e valores e “que não se possa compactuar com fraude, com o massacre da minoria pela maioria, que nem tem acontecido durante toda essa gestão.”

A deputada estadual exemplifica com o caso da divisão do fundo partidário. “Nosso grupo [apoiado por Marina Silva] era 45% do elo [diretório] nacional e a gente ficou numa divisão absolutamente injusta com 38% do recurso do fundo partidário. E mesmo assim a gente fez 60% dos votos da Rede”, afirma.

Perguntada se a situação poderia levá-la a deixar a Rede, Helou avaliou “que o partido não tem futuro se continuar nessa toada”.

“Não tem futuro se a gente continuar na construção de uma destruição do outro, que é a toada que tem acontecido hoje, infelizmente. Muito triste”, complementa. “Não é sobre quem vai eleger quem, quem sai, quem fica, é sobre realmente um futuro de um grupo, de uma ideia, de um conjunto, que hoje parece bastante ameaçado por esse tipo de práticas.”

A deputada estadual elogiou a ministra do Meio Ambiente e disse que ela já deixou um legado na política, ao atrair pessoas que se interessaram pelo tema por causa de Marina Silva.

“Nas últimas eleições ela veio fazendo um sacrifício. Foi candidata a deputada federal porque é importante para o partido. Gravou mais de 750 vídeos nas últimas eleições, inclusive para a Heloísa Helena, que era candidata, viajou por mais de 18 estados”, complementou.

“Ela [Marina Silva] conseguiu eleger muita gente boa, inclusive gente que hoje apoia o outro lado, mas que estão super alinhadas com os nossos princípios e valores.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais