O ganho de popularidade do presidente Lula (PT) pela postura na crise do tarifaço imposto pelo americano Donald Trump “com certeza” vai se refletir em números, afirma o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, que elogia o comportamento do petista no embate com os Estados Unidos.
Macêdo esteve neste sábado (2) no 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília. O ministro não quis comentar o resultado da pesquisa Datafolha que mostrou que a avaliação do presidente se manteve estável, com o governo reprovado por 40% e aprovado por 29%. “Eu acho que pesquisa é para medir a temperatura e elaborar estratégias de correção de rumo”, afirma.
O ministro diz estar “em contato com o povo” e que a “a população compreendeu bem a postura do Brasil e apoiou a postura do presidente Lula”. “E isso com certeza vai aparecer em números”, ressalta.
Ele também elogiou o petista na negociação com os Estados Unidos, ao usar a diplomacia e manter uma postura de defesa da soberania nacional. “O comportamento do Lula foi de um estadista. Abriu o país para o diálogo, mas se posicionou com soberania. Soberania não se negocia”, afirma.
Para Macêdo, o país agora inicia um novo ciclo, ao continuar a negociação com os Estados Unidos e consolidar novos mercados. “Acho que há esses dois caminhos, o caminho da negociação com os Estados Unidos, respeitando e exigindo respeito, e também de diálogo com os outros mercados internacionais.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de São Paulo