A deputada estadual Beth Sahão (PT) questionou a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), em ofício enviado na quinta-feira (31), sobre a falta de apoio à realização da 4ª Conferência Estadual LGBTIQA+, que será realizada entre 1º e 3 de agosto na capital paulista.
A deputada afirma que a participação de delegados, eleitos para representar suas respectivas cidades, está ameaçada. No ofício, Sahão pede que a gestão Tarcísio garanta o transporte e a hospedagem desses representantes durante o evento na capital.
“Fato que gera um obstáculo à participação de delegados, em especial, representantes da sociedade civil”, diz a deputada.
O governo Tarcísio também foi criticado por não dar apoio logístico a uma conferência sobre igualdade racial, na semana passada.
Sahão afirma que o governo não se comprometeu em garantir a participação dos delegados paulistas na conferência nacional, agendada para outubro em Brasília. “Sem um efetivo compromisso estadual com o deslocamento, a representação paulista, composta pela maior delegação do evento federal, está prejudicada”, afirma a deputada.
Outra queixa feita pela parlamentar é que a conferência em São Paulo será aberta somente para os delegados eleitos. “Isto limita a ampla participação dos movimentos sociais, bem como a contribuição de órgãos públicos que historicamente contribuem para a defesa dos direitos da diversidade sexual e de gênero, tais como centros de pesquisa, universidades.”
Ao Painel a secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), responsável pelo custeio do local, infraestrutura e alimentação durante os horários oficiais do evento, diz que as despesas de caráter pessoal são de responsabilidade exclusiva dos participantes.
Sobre a delimitação de participantes, a pasta diz que o acesso aos espaços da conferência será realizado de acordo com a capacidade prevista no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
“Em relação ao ofício, a SJC analisa os pedidos formulados para prestar os devidos esclarecimentos”, diz a secretaria.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte: Folha de São Paulo